quarta-feira, 19 de março de 2008

Marea chega ao fim

Após dez anos, a Fiat põe fim à produção do controvertido Marea, que, de fato, não caiu nas graças do brasileiro. Seu sucessor, o Línea, pretende mudar essa quadro.




Em 1998, a Fiat deu início à produção do sucessor do Tempra: o Marea – uma inovação para a época. Com design arrojado, muito conforto e motores potentes, o Marea chegou a ser o carro nacional mais veloz, com sua motorização 2.0L 20V, com potência de 142 cv. Em 1999, a turma vibrou com a chegada da versão Turbo, que contava com 182 cv de potência. No entanto, o carro não evoluiu o quanto deveria, e, conseqüentemente, suas vendas também não. Agora, em 2008, dez anos depois, a Fiat decide estacionar a produção do veículo.

Talvez, o que possa ter causado o desinteresse do público tenha sido a falta de reformulações do modelo. Ao longo desses dez anos, o Marea permaneceu praticamente o mesmo; possivelmente, a mudança mais significativa tenha sido a reestilzação de suas lanternas traseiras, em 2001.

Com relação às mudanças no setor mecânico, a Fiat até que foi bastante generosa com o Marea. Após calibrá-lo com o Turbo, em 1999, como já mencionamos, em 2000 diminuiu a potência do carro com a chegada do SX 1.8L 16V. Ainda assim, o modelo não fazia feio para a concorrência, com os seus 132 cv de fúria. Ainda em 2000, soltou a versão mais poderosa do Marea: o HLX 2.4L 20V. Mas, apesar da ótima potência e um preço não tão elevado, se comparado aos seus concorrentes, este último Marea ''bebia'' demais. Fatos como esse ajudaram a fazer do Marea um carro de sucesso relativamente baixo. Nem a automatização do câmbio, para algumas versões, em 2001, elevaram consideravelmente suas vendas.

No segundo semestre de 2005, o carro viveu sua melhor fase com o lançamento da versão mais econômica e singela de sua curta história: o SX 1.6L 16V. O carro já não corria como antes, mas também não judiava tanto do bolso de seus proprietários; o Marea também passou a fazer menos a alegria dos donos de postos de gasolina.

Outro fator que pode ser considerado fatal para a baixa popularidade do veículo por estas terras é o alto custo de suas manutenções. Vejamos um exemplo: a simples troca de uma correia dentada chega a custar a bagatela de R$ 500,00. Não que a peça seja de fabricação especial ou venha do outro lado do mundo, mas a questão que assombra os mecânicos é a posição onde a tal se encontra. Para substituí-la, deve-se retirar todo o motor.

A chegada dos novos concorrentes também deixaram a fatia do bolo para o Marea menor. Apesar de contarem com potências equivalentes ou superiores à do Marea, os novos modelos, como Peugeot 307 Sedan, Renault Mégane, Citroën C4 Pallas, Toyota Corolla e o novo Chevrolet Vectra, vêm com motores mais inteligentes, econômicos e ecologicamente corretos.

Mas a Fiat não dorme no ponto e já prepara o sucessor do Marea: o Línea. O carro, que já está em testes por aqui, será a versão sedan do já conhecido Punto, e deverá chegar às lojas em abril.

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Texto: Maxwel C. Souza
Edição: Filipe Freitas

Referências:
- Site oficial da Fiat do Brasil
- http://www.webmotors.com.br
- http://www.quatrorodas.com.br
- http://www.carrosnaweb.com.br

Foto:
- http://www.carrosnaweb.com.br



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