quarta-feira, 19 de março de 2008

Genebra 2008 - Um salão de novidades

Que os grande salões de automóveis servem para a apresentação dos novos modelos e de carros conceito todos já estamos cansados de saber. Mas o 78o Salão de Genebra (Suíça), que ocorreu entre os dias 6 e 16 de março deste ano, foi além: o futuro estava ali.

De início, podemos dar destaque ao ressurgimento de um antigo esportivo da Volkswagen, o Scirocco. Após tê-lo apresentado pela primeira vez no mesmo Salão de Genebra, a Volkswagen surpreende a todos com esta nova versão. Pouco conhecido dos brasileiros, o Scirocco era o sucessor do clássico Karmann Ghia, que foi fabricado até 1974, ano de introdução do primeiro Scirocco no mercado. O modelo alemão, que foi projetado sobre a mesma base do Golf I, teve sua fabricação extinta em 1992. Neste Salão de Genebra de 2008 ressurge das cinzas.


O novo desenho de suas lanternas frontais pode nos fazer lembrar alguns modelos BMW. Quanto à parte mecânica, agora o hatch está muito mais furioso, com motorizações bem diferentes daquelas de quando foi lançado, nos longíquos anos setenta, quando contava, em sua versão básica, com um motor de 1.1L e 50 cv. A versão atual mais poderosa, além do câmbio automático de sete marchas, vem equipada com motor de 2.0L Turbo, que gera vorazes 200 cv de potência. O modelo alemão chegará às ruas européias ainda este ano, mas não há previsões para o seu desembarque aqui no Brasil. O que nos resta de alento nessa história toda é saber que suas linhas servirão de inspiração para as novas versões do Golf e do Polo.


Outro carro que deixa de vez as pranchetas de desenho é o Verve, hatch médio da Ford. O que pouca gente sabe é que esta nada mais é do que a nova versão do Fiesta, muito conhecido por aqui. O modelo já havia sido apresentado em janeiro, no Salão de Detroit, mas somente na versão três portas; agora, em Genebra, a Ford expôs a versão cinco portas. O modelo sedan também não tardará a aparecer. Para a nova linha, será usado um motor inédito, o 1.4L, com 60 cv. Também será oferecida uma motorização um pouco mais potente, com 115cv de potência e 1.6L. Mas alguns ainda se perguntariam: Por que o Fiesta ganha esta completa reformulação se acabamos de ver lançada, aqui no Brasil, a versão 2008, que, em quase nada, difere do modelo de 2004? Calma, pobres mortais brasileiros, o modelo maravilhoso que vemos nesta foto só será lançado, por ora, no mercado europeu. As previsões indicam que só em 2010 veremos esta versão circulando por entre nós, pobre povo atrasado.


Neste Salão de Genbra ainda tivemos um carro-protótipo que anda debaixo d´água. Estamos falando do Rinspeed Squba, carro inspirado no filme do agente James Bond: “007 – O espião que me amava”. No filme, Bond dirigia um Lotus Espirit que “nadava”. Em 1977, ano em que o filme foi produzido, tudo não passou de artifícios de Hollywood; agora, em 2008, o sonho se tornou realidade. Frank Rinderknecht é quem criou o carro mergulhador. Obviamente, Frank não fez uso de motores convencionais; o Squba é equipado com três motores elétricos; dois são destinados à locomoção terrestre e um à aquática. Apesar das linhas arrojadas e esportivas, o Squba não é tão veloz assim: submerso não ultrapassa os 3 km/h; em terra deixa a desejar, com os seus 120 km/h alcançados. Seria batido facilmente por qualquer motor 1.6L. No entanto, apesar de não estar à venda, seu valor calculado vai bem além do que sua potência sugere: 1 milhão de dólares.


Para os mais fanáticos por velocidade, vale a pena relatar alguns dos super esportivos que figuraram no salão: Artega GT, um cupê de 300 cv de potência e que faz de 0-100km/h em menos de 5 segundos; Maserati GranTurismo, cupê equipado com motor V8 de 450 cv; Rolls-Royce Phantom Coupé V12, com 450 cv; Bugatti Veyron FBG – o mais veloz e mais caro do mundo: o bólido atinge a alarmante marca de 407 km/h, com nada mais nada menos do que 16 cilindros debaixo do capô, produzindo uma potência de 1001 cv. O preço está a altura: R$ 4 milões, sem impostos, para os europeus. Ainda merece destaque o sueco Koeningsegg CCXR, o primeiro super esportivo do mundo movido a álcool. O motor V8, de 1018 cv faz de 0-100 km/h em menos de 4 segundos. Apesar de usar álcool, não pense que o CCXR é econômico; segundo a montadora, ele faz 2,2 km/l. Porém, quem estiver apto a comprar um brinquedinho desses, convenhamos, não deve estar lá muito preocupado com a economia.

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Texto: Maxwel C. Souza
Edição: Filipe Freitas

Referências:
- http://www.webmotors.com.br
- http://pt.wikipedia.org
- http://www.uol.com.br
- http://www.revistaautoesporte.globo.com
- http://www.bloggenebra.globolog.com.br

Fotos:
- VW Scirocco vermelho: http://www.bloggenebra.globolog.com.br
- VW Scirocco prata: http://www.bikechatforums.com
- Ford Fiesta: http://www.canaldotransporte.com.br
- Rinspeed Squba: AP / http://www.evworld.com

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