quinta-feira, 1 de maio de 2008

F700, o novo conceito da Mercedes-Benz

No último Salão do Automóvel de Frankfurt, a Mercedes-Benz apresentou o seu carro do futuro: o F700.


Com linhas mais do que arrojadas, o modelo vai além de ser apenas mais um carro extremamente luxuoso, pois acomoda seus seus passageiros de maneira nunca vista e é econômico e ecologicamente correto.

Apesar de ser um carro decididamente grande (5,18 metros de comprimento e 3,45 de distância entre eixos) e relativamente pesado (pouco mais de 1.699 kg), o F700 é amparado por um motor de 1.8L. Achou pouco? De fato, o número é surpreendentemente baixo para um carro dessas proporções, porém, este é um dos grandes trunfos do F700: o motor DiesOtto, a nova tecnologia da Mercedes-Benz. O F700 é abastecido com gasolina, mas o seu desempenho é o de um a diesel. Assista ao vídeo sobre o funcionamento do motor DiesOtto:



Por não ser um modelo esportivo, seus poderes foram, digamos assim, podados. Sua velocidade máxima, eletronicamente controlada, é de 200km/h; pouco para um motor tão saudável como esse. A prática de limitar as velocidades já é comum na Mercedes. Vejamos o Classe S 500, que possui motor V8 de 3.5L, capaz de alcançar 100km/h em corredios 5,4 segundos com seus 388cv de força, e pode chegar, no máximo, controlado pelo sistema, a "apenas" 250km/h. É evidente que "apenas" serve como mera força de expressão, mas que 250 km/h é pouco para um motor desse porte, isso não há como negar.

O F700 atinge de 0-100 km/h em 7,5 segundos, com 238cv de potência. Seu câmbio é automático, e utiliza a tecnologia Seven-tronic, de sete marchas. A direção ainda pode ser acompanhada por um computador de bordo altamente interativo. No painel, há a animação de uma simpática moça que indica ao motorista as melhores rotas para a ocasião.


Além de todo o conforto interno proporcionado pelo F700, um novo dispositivo faz com que a direção seja também mais confortável e segura: radares a laser lêem o terreno à frente, detectando irregularidades e eventuais buracos; a suspensão hidráulica Pre-Scan as interpreta e se adequa, fazendo com que os solavancos e as trepidações sejam as menores possíveis para os passageiros.

O interior do F700 é, definitivamente, seu grande destaque. As portas do lado direito abrem-se de maneira não convencional, ou seja, uma para cada lado, facilitando a entrada dos passageiros, já que, desse mesmo lado, através de um comando eletrônico, o banco traseiro pode ser invertido, possibilitando uma área muito mais ampla. Neste caso, o passageiro viaja de costas para o motorista. Veja as fotos:




Assista ao vídeo:



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Texto: Filipe Freitas

Referências:
- http://www2.uol.com.br/interpressmotor
- http://www2.uol.com.br/bestcars
- http://www.noticiasautomotivas.com.br
- http://www.automagazine.blogspot.com
- http://www.autofernsehen.de

Fotos:
- F700 de frente: http://www.autocult.com.au
- F700 de traseira: http://www2.uol.com.br/interpressmotor
- Computador de bordo: http://www.diseno-art.com
- Abertura inversa das portas: http://www.diseno-art.com
- Banco traseiro invertido: http://www2.uol.com.br/bestcars

Vídeos:
- Funcionamento do motor DiesOtto: http://www.youtube.com
- Apresentação do F700 em Frankfurt: http://www.youtube.com

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