sexta-feira, 2 de maio de 2008

Especial Carros Elétricos - Parte II

Os modelos de carros elétricos mais simples também devem ser considerados. Até porque estão mais próximo de nossa realidade, tanto com relação à sua construção, que requer menos aparatos tecnológicos de última geração, quanto com relação a seu custo, obviamente mais baixo.

Apesar de mais timidamente, o nosso Brasil também não fica a ver navios quando o assunto é carros elétricos. Em 1974, a única montadora de automóveis inteiramente nacional, a Gurgel, lançou o seu protótipo de carro elétrico: o Gurgel TU. Depois de deixar de ser um protótipo, recebeu o nome de Itaipu. Batizado, evidentemente, em referência à Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu, na parte sul brasileira, e em Ciudad del Este, na parte sul paraguaia, o Itaipu era um projeto do engenheiro João Conrado do Amaral Gurgel.

Por seu formato, o carrinho não escapava de comentários por onde quer que passasse. Sua medidas eram comedidas: 2,65 metros de altura, 1,40 metro de largura e 1,62 metro de distância entre eixos. Verdadeiramente uma caixa de fibra de vidro (outro diferencial dos modelos Gurgel). Visto de perfil, assemelhava-se a um trapézio. Dos modelos elétricos aqui vistos, talvez seja este Itaipu o mais exótico de todos.

Seus poderes de locomoção também eram restritos. Sua velocidade máxima era de 50km/h. Suas 10 baterias, de 12 volts cada, produziam uma potência de 4,2cv. Sua autonomia para rodar, plenamente carregado, variava entre 60 e 80km. Trajeto razoável, mesmo se comparado com alguns protótipos mais modernos, como o General Motors Flextreme, com força o suficiente para 55km. Entretanto, o tempo que as baterias do Itaipu levavam para ficar carregadas era extenso: 10 horas. Na cidade de sua produção e experimentação, Rio Claro, os vinte primeiros modelos tinham locais próprios para estacionamento. Ao lado de cada vaga, os proprietários podiam ligá-lo a uma tomada reservada especialmente a eles. Para a implantação de seu projeto, João do Amaral Gurgel conseguiu apoio total da prefeitura de Rio Claro, que até chegou a oferecer cinco anos de energia gratuita para os reabastecimentos do Itaipu.



Dentre os os modelos produzidos mais recentemente que se equiparam ao Itaipu, podemos citar o Th!nk. Nascido de uma parceria entre a marca Th!nk e a Ford, que produzirá os veículos, tem previsão para chegar às lojas ainda este ano, pelo menos nos Estados Unidos. O carro, assim como o Itaipu, também é feito para uso restrito, pois sua velocidade máxima alcançada é de 40km/h.

Ao contrário de outros modelos elétricos, que também possuem o motor mecânico para ser usado caso as baterias se descarreguem, o Tn!nk é movido somente por suas próprias baterias, o que o faz do modelo um emissor de poluentes zero.

Para 2009, a empresa tem planos para o Th!nk City, capaz de rodar por quase 200km somente com as cargas de suas baterias. O tempo de recarga para este carro é, segundo a própria empresa, similar a de um carregamento de telefone celular. A velocidade máxima do Th!nk City já faz com que ele seja capaz de andar como um carro qualquer pelas cidades: 100km/h. O Th!nk é, de fato, um carro ecológico; até mesmo sua estrutura diz isso, por ser 95% reciclável.



A Fiat do Brasil também já abriu o olho para esta nova vertente do mercado chamada carro elétrico. Ao firmar acordo com a Itaipu Hidrelétrica Binacional e o grupo suíço KWO, produziu o Fiat Palio Elétrico. O modelo, potencialmente falando, como quase todos carros elétrico em teste, é limitado. Sua velocidade máxima não ultrapassa os 110km/h. Sua potência máxima é de 15Kw, equivalentes a 20cv. Porém, o que vale a pena nesse Palio é o custo que se tem para fazê-lo funcionar, que é quase nulo, se comparado ao que se gasta para botar em marcha um carro tradicional.

Todas as vantagens dos carros elétricos são úteis, muito soberanamente, dentro das grandes cidades, porém, quando o assunto é estrada, ainda os movidos a combustíveis líquidos se dão melhor, e muito. A autonomia do Palio elétrico é de 120km; interessante para ir e voltar ao trabalho, mas para encarar uma viagem mais longa, ele teria que parar para se recarregar. E isso levaria nada menos do que 8 horas. Sem falar que a velocidade máxima por ele alcançada (110km/h) atrapalharia e muito os demais motoristas na estrada.

Mas, como tudo na vida, com seus prós e contras, o carro elétrico está aí. Quem quiser testá-lo de verdade, botar a mão na massa, vale a pena conferir o Quatro Rodas Experience, ou o QRX, citado aqui no Auto Giro no dia 27 de abril. Este evento permite aos visitantes, mediante a apresentaçao do ingresso especial, dirigir os carros selecionados pela organização do evento. Dentre os carros participantes, está a Palio Weekend Elétrica. Se você quiser saber mesmo como se comporta um desses novos modelos, que têm tudo para ganhar o futuro, dê uma passada por lá. O evento ocorrerá entre os dias 20 e 25 de maio, no autódromo de Interlagos. As vendas de ingresso só serão realizadas através do site: http://www.ingressoqrx.com.br/carro.php.



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Texto: Filipe Freitas

Referências:
- http://www.webmotors.com.br
- http://www2.uol.com.br/interpressmotor
- http://www.quatrorodas.com.br
- http://www.autoblog.com
- http://www.jurispro.net
- http://www.worsleyschool.net
- http://www2.uol.com.br/bestcars
- http://pt.wikipedia.org
- http://www.gurgel800.com.br
- http://www.think.no
- http://www.autohoje.com
- http://www.fiat.com.br
- http://www.autoestrada.com.br
- Revista Quatro Rodas número 163 (fevereiro de 1974); p. 74 a 79

Fotos:
- Gurgel Itaipu: http://www.quatrorodas.com.br
- Th!nk: http://www.think.no
- Fiat Palio Elétrico: http://www.carroantigo.com

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