terça-feira, 8 de abril de 2008

Estilo Motard

Motos de estilo Motard conquistando novos fãs por aqui. Os lançamentos da Sundown e da Yamaha são os responsáveis.

Sucesso pelo mundo, as Motard são motos com toda a estrutura de off-road, porém, possuem adereços para o uso ideal no asfalto, como , por exemplo, pneus e freios, numa mistura muito interessante.

No Brasil, só era possível adquirir um de desses modelos através de importação. Mas, como sempre, o pessoal dava um "jeitinho".

Pelo país à fora, oficinas especializadas transformavam modelos como NX Falcon, XT 600E, XT 660R e XR Tornado 250 em verdadeiras motos de circuito misto, em Motards. A metamorfose baseava-se em princípios relativamente simples, com as alterações, principalmente, no jogo de rodas e pneus: a roda dianteira, maior nesses modelos, era substituída por uma de menor aro. A suspensão também sofria uma pequena elevação. A roda de traseira original também era adaptada, sendo posta em seu lugar uma com maior perfil, com maior aderência. Em alguns casos, o sistema de freio também passava por mudanças.

Essa modalidade de motos de circuito misto surgiu das competições que envolviam pilotos de ambas as condições de terreno, asfaltado e terroso. Uns acusavam os outros de se beneficiarem pelo tipo de moto usada. Uma moto neutra deveria ser criada: eis a Motard, capaz de rodar em qualquer pista com qualidade.


Por muito tempo, a indústria brasileira ignorou esse filão que se chama Motard. Agora, isso, já é passado. Em 2005, a Sundown tomou a iniciativa e passou a produzi-las por aqui. A chegada da STX 200, uma moto com rodas aro 17 e motor capaz de gerar 16,7 cv a 8.000 rpm, mostrou que o estilo Motard será forte.

E a Sundown que se cuide, pois seu reinado solitário já recebeu concorrentes: a Yamaha lançou o conceito "X". A nova empreitada dos japoneses não é criar novos modelos, mas sim incrementar os já existentes. A TZ 125 passou para XTZ 125, no estilo Motard. A poderosa TZ Lander 250 passou para XTZ Lander 250, também Motard, porém, muito mais furiosa.

Ainda resta à Honda, outra gigante do mundo das duas rodas, se juntar a esse grupo. Rumores indicam que a mudança virá, seguindo a fórmula de seus compatriotas da Yamaha: apostando nas transformações. Os modelos cotados para as metamorfoses são a Bros 150 cc e a NX Falcon 400 cc.


* * *

Texto: Maxwel C. Souza
Edição: Filipe Freitas

Referências:
- http://www.noticias.vrum.com.br
- http://www.sundownnet.com.br

Fotos:
- Sundown STX 200: http://www.sundownmotos.com.br
- Motard preta: Maxwel C. Souza
- Yamaha XTZ Lander X: Renato Durães / Infomoto / http://www.uol.com.br

Nenhum comentário: