segunda-feira, 21 de abril de 2008

A palavra de quem entende: Eduardo Rodrigo Mora

Confira aqui no Auto Giro algumas dicas de como conservar melhor sua moto.

Acompanhe a entrevista de Eduardo Rodrigo Mora, 42 anos, mecânico, proprietário da Speed Center, oficina especializada em conserto de motocicletas e jet ski.


Eduardo é formado em manutenção de aeronaves e trabalhou por diversos anos em concessionárias Honda. Possui vários cursos de manutenção de motos e, atualmente, dedica-se exclusivamente à sua oficina, localizada na zona leste de São Paulo.

Auto Giro - Eduardo, há quanto tempo você trabalha consertando motocicletas? Eduardo - Há 25 anos, quando iniciei em uma oficina no bairro onde morava.

AG - Em sua opinião, qual a prinicipal causa de defeitos em motocicleta? Erros dos engenheiros das fábricas ou o mau uso por parte dos proprietários?
Eduardo -
Com certeza é o mau uso dos proprietários.

AG - Tomando como base sua resposta anterior, poderia nos citar algumas dicas de manutenção para nossos leitores?
Eduardo -
Com todo o prazer, apesar de que o meu “ganha-pão” é justamente quando as motos quebram, quer dizer, para mim o melhor negócio é que os donos maltratem sua motos.. (risos).

1º – O primeiro ponto que deve ser citado é que devemos respeitar as manutenções preventivas a qual toda máquina está sujeita;

2º – É sempre importante verificar o aperto de todos os parafusos da moto, principalmente os da suspensão e os do motor;

3º – Deve ser mantida uma constante lubrificação das partes móveis; um dos mais comuns é o conjunto de relação;

4º – Sempre usar combustíveis de boa procedência, dando preferência para postos de bandeiras conhecidas;

5º – Um dos maiores motivos de desgaste e quebra de peças internas do motor é a falta de óleo. Para economizar R$ 10,00 muitas pessoas rodam mais do que devem com óleo velho no motor da moto, mas essa é uma economia “burra”, pois a quebra do motor gera um gasto muito mais alto. O ideal é respeitar as trocas de óleo, sempre indicadas pelos fabricantes e realizar a troca do filtro de óleo a cada duas trocas de óleo;

6º – Por último, sempre procure oficinas conhecidas ou indicadas por amigos; evite picaretas, pois existem muitos por aí.

* * *

Entrevista: Maxwel C. Souza
Edição: Filipe Freitas

Foto:
- Maxwel C. Souza

Agradecemos a Eduardo Rodrigo Mora, que colaborou com esta publicação.

Nenhum comentário: