Auto Giro – Quantas motos custom você já possuiu e quais foram?
Waldemar – Já tive seis motos custom. A primeira foi uma Kawasaki Vulcam 750 cc. A segunda moto foi uma Harley 1200 cc, fabricada em 1958; uma clássica. Depois, foi a vez da Intruder 1400 cc. Também tive uma Sundown Vblade e, atualmente, possuo duas: uma Drag Star 650 cc e uma Shadow 750 cc.
AG – Quando e como veio o gosto por motos desse estilo?
Waldemar – A admiração por essas motos veio ainda na minha infância, quando assistia a filmes norte-americanos. Nas décadas de 60 e 70 essas motos eram muito presentes nos filmes. Depois, quando cresci, tive a oportunidade de andar em uma custom de uma amigo; o “casamento” estava feito. Foi amor à primeira vista.
AG – Quais as principais diferenças das motos custom para os demais estilos de motos?
Waldemar – As motos custom são, essencialmente, motos para estrada, longas viagens. Elas possuem conforto e segurança que pouquíssimas motos têm. Normalmente são equipadas com motores de alta cilindrada e raramente apresentam defeitos, porém, elas não são recomendadas para uso urbano. Devido ao seu tamanho e peso, elas se tornam perigosas frente ao trânsito violento das cidades grandes.
AG – Nos Estados Unidos, as motos custom têm uma excelente aceitação e são bastante populares. Como está esse cenário no Brasil? Elas ainda sofrem resistência por parte dos motociclistas brasileiros?
Waldemar – Realmente, as motos custom sofriam o preconceito dos brasileiros, que davam maior preferência para as motos Speed. Isso também devido à forte influência japonesa e européia que sofremos nas décadas de 70 e 80, mas esse cenário mudou. Atualmente, as motos custom são facilmente encontradas nas ruas e nas estradas. Por trazerem muita potência em seus motores, elas passaram a agradar os brasileiros. No Brasil, existem mais de 8 mil moto-clubes, apesar desse número não ser oficial, pois muitos desses moto-clubes não possuem registro. Dentro desses moto-clubes, aproximadamente 70% das motos são do estilo custom. Portanto, não gostar de custom é coisa do passado.
* * *
Entrevista: Maxwel C. Souza
Edição: Filipe Freitas
Fotos:
- Shadow 750: http://www.motoonline.com.br
- Waldemar Ambrósio: Maxwel C. Souza
Edição: Filipe Freitas
Fotos:
- Shadow 750: http://www.motoonline.com.br
- Waldemar Ambrósio: Maxwel C. Souza
Um comentário:
Amigo pessoa melhor pra me informar sobre a Intruder 1400 94 impossivel.rsrsrs brincadeira à parte. Estou interessadissimo em adquiri-lá. Mas nunca tive uma moto de tamanha cilindrada. A moto esta perfeita. Pode me dar algumas dicas. Obrigado. Aranha mec RJ
Postar um comentário