quarta-feira, 30 de abril de 2008

Auto Giro entrevista proprietáio do Fiat Marea

Ainda muitos se perguntam: a Fiat acertou em acabar com a produção do Marea?


No mês passado, no dia 19 de março, você viu aqui no Auto Giro a matéria sobre o fim da produção do Fiat Marea. Neste mês, entrevistamos um dos proprietários do Fiat Marea, para sabermos o que este pensa a respeito do fim da produção do carro e se ele considera o Marea um carro “gastão”, um dos principais motivos que teriam favorecido a decisão da montadora italiana em pôr fim ao sedan. Nosso entrevistado, Jonathan, 22 anos, é técnico em enfermagem e possui um Marea HLX 2.0L 20V, fabricado em 1999.

Auto Giro – A quanto tempo você possui o carro?
Jonathan – A aproximadamente 1 ano e meio

AG – O Marea é um carro que possui um custo elevado de manutenção, se comparado a seus concorrentes diretos. Seu carro já fez você sentir essa diferença? Quantas vezes você já foi parar no mecânico?
Jonathan – Olha, quebrar ele nunca quebrou, apenas coisas de funilaria, mas isso é comum para todos os carros, mas admito que a manutenção realmente é cara, pois sempre faço manutenções preventivas no meu carro. Lembro-me que, quando o adquiri, troquei correia dentada, velas, filtros em geral, fiz a limpeza dos bicos de injeção, entre outras pequenas coisas. Entre peças e mão de obra gastei mais de R$ 1.600,00. Porém, devo dizer que o carro é muito forte e confiável, ao menos o meu. E olha que dá forma como ando com ele, sempre acelerando bem, já era para ter quebrado, mas tem se mostrado um carro com uma mecânica bem resistente.

AG – Como usuário constante do Marea, cite-nos três qualidade e três defeitos que você considera que o carro tenha?
Jonathan – Vou começar pelas qualidades, pois é o que mais ele tem. Primeiramente, ele é muito confortável, tem um design maravilhoso e, a melhor parte, uma potência excepcional. Quanto aos defeitos, vejamos: ele “bebe” demais; o consumo de gasolina é bem alto. Outro ponto, como já citei, a manutenção tem um valor realmente alto. Agora, o terceiro defeito, meu, não tem, não consigo achar mais um defeito para o carro.

AG – Você sabe que a Fiat parou de fabricá-lo em fevereiro desse ano? O que acha desse decisão da montadora?
Jonathan – Jura? Não sabia que haviam parado de fabricar. Mas, olha, não me preocupo com isso. Acho uma decisão errada por parte da Fiat; até concordo que o carro não tenha uma venda alta, mas se a fábrica sabe que esse problema é devido à manutenção cara, por que não sanar esse problema? Eles produziram o carro por dez anos e nunca resolveram isso, agora decidem parar de fabricar o carro? Eu definitivamente não concordo, e, como disse, não me preocupo, até porque, futuramente vou trocar o meu por um mais forte ainda. Pretendo comprar um Marea 2.0L 20V TURBO.


* * *

Entrevista: Maxwel C. Souza
Edição: Filipe Freitas

Fotos:
- Marea: http://www.italiaspeed.com
- Jonathan e seu Marea: Maxwel C. Souza

Agradecemos a Jonathan, que colaborou com esta publicação.

Nenhum comentário: